O QUE CAUSA OS PROBLEMAS DA INDISCIPLINA?
A. As crianças inquietas
→ Período breve de atenção
→ Quando o professor dá uma aula e não permite que eles participem
→ Ficar sentadas por muito tempo sem alguma atividade em pé
SUGESTÃO: Supere isto com participações como cânticos, brincadeiras de visão, atividades, enquanto repetem o versículo para decorar.
B. As crianças egocêntricas
→ Querem ser o centro das atenções
→ Não pensam nos sentimentos dos demais
SUGESTÃO: Supere isto com conselhos pessoais e muita oração. Cristo deve ser preeminente na vida, não o ‘”eu”. O amor pensa nos outros.
C. As crianças desenfreadas
→ Fazem o que querem em casa
→ Impacientes, rude, irados, ciumentos.
SUGESTÃO: Supere isso com o ensino da palavra por preceitos e exemplo. Dê formas específicas em que as crianças possam ser amáveis. Dê exemplos de personagens bíblicos que pensavam antes de agir.
D. As crianças maliciosas
→ Situações difíceis em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes, abuso, doenças mentais)
→ Má escolha de amizades
→ Violência vista na televisão
→ Falta de modelos apropriados
→ Uso de drogas e álcool
SUGESTÃO: Supere isto ao ensinar e viver o amor de Cristo. Ore constantemente por esta criança, ela necessita da ajuda de Deus. Confie que o Senhor fará que a palavra de Deus toque seu coração e tenha vitória.
→ Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenados
→ Pouca luz ou muito brilhante: sente as crianças de costas para a janela
→ Sala muito fria ou muito quente
→ Cadeiras de tamanho inadequado
→ Remova as distorções antes da aula
→ Recolha os brinquedos que as crianças tenham trazido
→ Diminua as interrupções: faça a chamada e atividades de registro logo no início da aula.
→ Mal preparado
→ Falta de organização
Faça um esboço da aula, pratique-a em voz alta.
Planeje um horário para seu tempo de ensino
Decida como ensinar o versículo
Organize os visuais e ponha-os na ordem em que vai usá-los
→ Fracasso em conseguir a atenção das crianças antes de começar
→ Falta de autoridade
Imponha autoridade por sua atitude e exemplo
Não seja autoritário nem permissivo
→ Linguagem pobre
A mudança do tom, ritmo e volume ajudará a manter a atenção
Não fale muito abaixo do nível dos seus alunos, nem use vocabulário que não possam entender.
→ Uma má atitude
COMO POSSO PREVENIR QUE ESTES PROBLEMAS ACONTEÇAM?
A disciplina não depende de ter um grupo de alunos com bons modos, senão de ter um professor que combate os problemas antes que surjam.
DESCUBRA SEUS ALUNOS
ü Veja a criança como indivíduo
ü Conheça as características básicas da idade das crianças com que trabalha
ü Compreenda que as crianças diferem em necessidades e respostas
ü Conheça o que há por trás de cada criança, seus interesses, ambições, dificuldades, nível de maturidade.
INTERCEDA POR ELES
SAIBA DISCIPLINAR
ü Dê instruções claras
ü Diminua suas exigências: duas regras são suficientes:
1. “Não fale sem levantar a mão e espere ser chamado”.
2. “Peça autorização ao professor antes de se levantar da cadeira”.
CORRIJA
INVESTIGUE
ü Você está crescendo como cristão?
ü Você está agindo como um exemplo que as crianças devem seguir?
PLANEJE SUA LIÇÃO
LHE MOSTRE AMOR
ü Aceite a criança do jeito que ela é; olhe além da superfície.
ü Dê a criança uma palavra de estímulo
ü Ouça o que diz e como diz.
INTRODUZA-OS NAS ATIVIDADES
NUNCA PERCA O CONTROLE
ü Você não ganhará o controle da classe perdendo seu auto-controle.
ü O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito, controlado pelo Espírito.
ü Deus nos adverte quanto a ira (Pv. 14:17,29; 15:1, 18)
ASSEGURE-LHES A SALVAÇÃO
ü Leve-os a Cristo.
ü Ensine-lhes a palavra para que possam crescer.
OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES
Ø Seja coerente: Faça o que diz.
Ø Não se desculpe por inabilidades ( por exemplo: baixa auto-estima, falta de ajudas visuais).
Ø Evite a correção verbal constante: “Calem-se”. .. “Sentem-se quietos!”.
Ø Use uma forma positiva:
“Por favor, andem sem fazer barulho... “ em vez de
“Não corram!”
“Obrigado por levantar a mão.. “
Ø Evite o abuso físico (por exemplo: bater, esbofetear).
Ø Passe por alto algumas coisas (por exemplo: coisas que não estejam distraindo outras crianças).
Ø Procure melhorar, não há perfeição.
Ø Faça que a punição esteja de acordo com a ofensa.
Ø Elogie as crianças livremente.
Ø Deixe que se divirtam!
fonte APEC Controlando a sala de aula
segunda-feira, 22 de junho de 2009
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